Os Desafios da Alfabetização e Letramento nas Series Iniciais na Pespectivas do Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal em Lambari D’ Oeste- MT

Real Conhecer




ISBN: 978-65-994367-4-1


Descrição: Este estudo tem por objetivo analisar a importância do processo que envolve o ensino da leitura e da escrita numa perspectiva de alfabetização e letramento, como forma significativa no processo de alfabetizar letrando, com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lambari D’ Oeste – MT. Apresentando os seguintes objetivos específicos: Identificando a relação metodológica entre a leitura e os mecanismos memória operacional implicados nesse processo; analisando a sobre importância de alfabetizar letrando nas práticas pedagógicas na inserção social; e conceituar a teoria sobre a alfabetização e o letramento e apontando os métodos utilizados no processo de alfabetização. A trajetória metodológica de pesquisa da pesquisa encaminha as reflexões teóricas pautadas na abordagem qualitativa, permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Baseada numa entrevista semiestruturada com a professora regente, observação em sala, e levantamento de dados. Após o período de observações, foi realizada uma intervenção por parte da pesquisadora, com recursos pedagógicos que auxiliam para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. As considerações teóricas sobre alfabetização e letramento, no contexto da pesquisa, fundamentaram em: Soares (2003; 2004; 2005); Kleiman (2005); Mortatti (2004; 2007); Lopes (2004), CookGumperz (2008), dentre outros. Em suma, acreditamos que essa pesquisa sobre alfabetização e letramento andam juntos no processo de aquisição da leitura e escrita, partindo do pressuposto que alfabetizar letrando e trazer para dentro da sala de aula a prática da leitura e da escrita conforme a realidade de cada discente. A partir dessa compreensão, a concepção de alfabetização que norteia a presente investigação insere-se em um paradigma de alfabetização que considera a especificidade do ensino da leitura e da escrita aquisição do código alfabético, bem como valoriza as práticas de letramento (práticas sociais de leitura e escrita nos diferentes contextos.

Autora: Sonia Fernandes de Oliveira

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
CONTEXTO HISTÓRICO

Capítulo 2
REFERENCIAL TEÓRICO

Capítulo 3
ASPECTOS POLÍTICOS

Capítulo 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Capítulo 5
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Capítulo 6
RESULTADOS DOS DADOS DE PESQUISA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

A AUTORA


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