Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão - Volume 2

Real Conhecer




ISBN: 978-65-995090-3-2

DOI: 10.5281/zenodo.5091178

Descrição: A matemática, tão temida no ambiente escolar, está presente no nosso dia-a-dia sem que nós percebemos. Seja ao olhar as horas no relógio, ao analisar seu troco recebido no supermercado e ao notar quantos quilos você engordou ou emagreceu.
Defendida por Ubiratan D’Ambrósio, a Etnomatemática, que em síntese é a matemática que acontece em diferentes modos e culturas e como esse modo acontece, pode retratar um pouco dessa matemática que vivenciamos na nossa rotina.
Por isso vemos a importância da Educação Matemática para que desde cedo os alunos se tornem cidadãos conscientes dos seus atos e hábitos matemáticos, seja para organizar os gastos dentro de casa até uma compra mais consciente, sabendo analisar os descontos oferecidos em uma loja.
Para isso acontecer, os professores devem sempre estar atualizados ao contexto atual, procurando capacitar cada vez mais para poder oferecer o melhor para os seus alunos, podendo ser um conhecimento em constante transmissão.
Importante também para os educadores dessa nova geração, é atentar a inclusão, palavra tão especial que merece atenção na educação nos tempos atuais. Um professor com uma didática inclusiva pode proporcionar experiências incríveis para seus alunos.
O uso de jogos, materiais manipuláveis, vídeos, TICs (tecnologias da informação e comunicação) pode além de tornar a aula atrativa, ser usada para alunos com alguma deficiência ou déficit, como uma maneira de adaptação das aulas e do conteúdo.
Com isso, nesse livro, podemos apresentar a obra “Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão – Volume 2”.
Aprecie o livro com moderação, ele vai levar você leitor a experiências e conhecimentos incríveis!

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriana de Bortoli; Amanda Conceição Almeida Guimarães; Cibelli Batista Belo; Cleiton Ramos de Souza; Cristiane de Souza; Érika Silos de Castro Batista; Gisela Maria da Fonseca Pinto; Ivana Letícia Damião; Jane Maria Braga Silva; Jaqueline Magalhães Brum; Jefferson Frois Pontin; Julhane Thomas Schulz; Juliano Delabianca; Leiliane Coutinho da Silva Ramos; Lucas Ariel Webler; Lulu Healy; Mariele Josiane Fuchs; Marlene Gomes Leite; Neila Maria de Almeida Tomé; Sandra Alves de Oliveira; Tania Teresinha Bruns Zimer; Tanise da Silva Moura; Tayna da Silva Vieira; Vanessa Volkweis Rodrigues; Zionice Garbelini Martos Rodrigues.

Capítulos
Capítulo 1
VIVÊNCIAS DA CAIXA MATEMÁTICA PROBLEMATIZADORA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DE PROFESSORAS-FORMADORAS-PESQUISADORAS
Sandra Alves de Oliveira; Jane Maria Braga Silva; Neila Maria de Almeida Tomé

Capítulo 2
A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cibelli Batista Belo; Tania Teresinha Bruns Zimer

Capítulo 3
CONSIDERAÇÕES SOBRE A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS PODCASTS: UM ENSAIO
Jefferson Frois Pontin; Zionice Garbelini Martos Rodrigues; Adriana de Bortoli

Capítulo 4
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM SITE EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS
Tayna da Silva Vieira; Gisela Maria da Fonseca Pinto

Capítulo 5
MODELANDO A TRIGONOMETRIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tendências didático-metodológicas da Educação Matemática para a Educação Básica
Cleiton Ramos de Souza

Capítulo 6
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR E O MATERIAL DIDÁTICO
Juliano Delabianca; Amanda Conceição Almeida Guimarães; Jaqueline Magalhães Brum

Capítulo 7
A MATEMÁTICA DA DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIAL DE PROFESSORES
Érika Silos de Castro Batista; Leiliane Coutinho da Silva Ramos; Lulu Healy

Capítulo 8
ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS PELO VIÉS DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Tanise da Silva Moura; Ivana Letícia Damião; Lucas Ariel Webler; Vanessa Volkweis Rodrigues; Julhane Thomas Schulz; Mariele Josiane Fuchs

Capítulo 9
USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Cristiane de Souza; Marlene Gomes Leite

Capítulo 10
USO DE LITERATURA NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM
Marlene Gomes Leite; Cristiane de Souza

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !