Linguagem e Ensino de Ciências e Matemática: Perspectivas de Interfaces

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-04-7

DOI: 10.5281/zenodo.5618949

Descrição: Esta coletânea deriva direta ou indiretamente dos resultados de pesquisa da linha de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências” do “Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva” (GPPC) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva visa a analisar processos comunicativos no contexto da agência humana de um ponto de vista pragmático-cognitivo guiado pela noção teórica de relevância de Dan Sperber e Deirdre Wilson (1986, 1995) e, mais recentemente, pela noção teórica de conciliação de metas de Fábio José Rauen (2014).
Envolvendo pesquisadores da UNISUL, UFSC, IFSC, UNIBAVE e SENAC, o grupo apresenta três linhas de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências”, “Pragmática Cognitiva e Pesquisa Acadêmica” e “Pragmática Cognitiva e Processos Interacionais”. Na primeira linha de pesquisa, os trabalhos produziram interfaces com a semiótica de Charles Sanders Peirce (1997) e a teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009, 2011) e provocaram diálogos com pesquisadores brasileiros e franceses. Publicar essa coletânea é, desse modo, fazer confluir essas interfaces relevantes entre os estudos da linguagem e os estudos voltados ao ensino e à aprendizagem de matemática e ciências: uma questão que merece atenção e diligente consideração.

Organizadores: Fábio José Rauen; Marleide Coan Cardoso; Bazilicio Manoel de Andrade Filho; Lizandra Botton Marion Morini.

Autores: Ana Paula Ferreira; Bazilicio Manoel de Andrade Filho; Celia Finck Brandt; Cintia Rosa da Silva; Diva Marília Flemming; Fábio José Rauen; Isabelle Bloch; Jean Denape; Lizandra Botton Marion Morini; Marleide Coan Cardoso; Méricles T. Moretti; Patrick Gibel; Saddo Ag Almouloud; Teodora Pinheiro Figueroa; Thaís Rios da Rocha; Vanessa Isabel Cataneo.

Capítulos
APRESENTAÇÃO

Capítulo 1
LA NATURE DES SIGNES EN MATHEMATIQUES ET EN PHYSIQUE : PROBLEMES D’INTERPRETATION DANS L’ENSEIGNEMENT DES SCIENCES
ISABELLE BLOCH; JEAN DENAPE

Capítulo 2
A NATUREZA DOS SIGNOS EM MATEMÁTICA E FÍSICA: PROBLEMAS DE INTERPRETAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
ISABELLE BLOCH; JEAN DENAPE

Capítulo 3
ELEMENTOS SEMIOCOGNITIVOS QUE PERPASSAM A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL
MÉRICLES T. MORETTI; CELIA FINCK BRANDT

Capítulo 4
COMO A TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS DESCREVE E EXPLICA PROPOSIÇÃO E RESPOSTA DE EXERCÍCIO ENVOLVENDO SISTEMA LINEAR
FÁBIO JOSÉ RAUEN

Capítulo 5
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO
MARLEIDE COAN CARDOSO; VANESSA ISABEL CATANEO

Capítulo 6
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO MODELAGEM MATEMÁTICA DE TRANSFORMAÇÕES ISOVOLUMÉTRICAS: ANÁLISE CONFORME A TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS
BAZILICIO MANOEL DE ANDRADE FILHO

Capítulo 7
ENSINO APRENDIZAGEM DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE COM A FERRAMENTA SIMULADOR PHET: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE DUVAL
LIZANDRA BOTTON MARION MORINI

Capítulo 8
O ESTUDO DA FUNÇÃO POR MEIO DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
ANA PAULA FERREIRA; CINTIA ROSA DA SILVA

Capítulo 9
ROLE DE L’ANALYSE SÉMIOTIQUE DANS L’ETUDE DIDACTIQUE DES RAISONNEMENTS EN CLASSE DE MATHEMATIQUES
PATRICK GIBEL

Capítulo 10
PAPEL DA ANÁLISE SEMIÓTICA NO ESTUDO DIDÁTICO DE RACIOCÍNIOS EM AULAS DE MATEMÁTICA
PATRICK GIBEL

Capítulo 11
A LINGUAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
THAÍS RIOS DA ROCHA

Capítulo 12
RELATO HISTÓRICO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS NO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DIVA MARÍLIA FLEMMING

Capítulo 13
METASSÍNTESE DE PESQUISAS SOBRE O PAPEL DA LINGUAGEM EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
SADDO AG ALMOULOUD; TEODORA PINHEIRO FIGUEROA

OS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !