Diagnóstico Base de um Planejamento Estratégico Eficaz nas Instituições Públicas de Ensino Superior

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-22-1

DOI: 10.5281/zenodo.6856425

Descrição: Essa obra é fruto de uma pesquisa de mestrado em Administração do egresso da Universidad de la Integración de las Américas, Walmor Galvão da Cunha Júnior.
O autor tem como objetivo principal:  identificar as condições necessárias para a implantação de um planejamento estratégico, como forma de se contribuir para uma gestão eficaz no Centro de Ciências Exatas da Natureza – CCEN, mediante a aplicação de um diagnóstico estratégico. 
Nesse contexto, o autor elaborou um Diagnóstico Estratégico detalhado sobre a situação atual baseado na matriz SWOT do Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN, órgão da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, instituição pública de ensino, como requisito para a implantação do Planejamento Estratégico.
Walmor Galvão apresentou os conceitos e definições sobre a fundamentação teórica do tema, tais como: teoria das organizações; organização pública, educativa e educativa superior; educação superior no Brasil; universidades públicas no Brasil; diagnóstico estratégico; planejamento estratégico; matriz SWOT e gestores estratégicos. 
Neste estudo, o desenho foi o não experimental, posto que não existiu modificação do ambiente pesquisado, o tempo foi o transversal e a coleta das informações ocorreu em um único período tendo como referência o primeiro semestre de 2014. Sendo assim, durante o processo, foram aplicados questionários para fins de elaboração da fundamentação dos objetivos gerais e específicos.
 O autor destaca  as questões constantes no roteiro de entrevistas realizadas com as categorias participantes da pesquisa: docentes; colaboradores e alunos de graduação e de pós-graduação. Em seguida, de acordo com a técnica da matriz SWOT, foram elaboradas as prioridades mais relevantes dos pontos em questão dentro dos cenários internos e externos bem como suas variáveis: forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Por conseguinte foi realizado o cruzamento das informações dos quatro quadrantes, de forma a obter estratégias importantes.
O autor destaca em suma que esse estudo facilita a gestão na medida em que as pessoas chave poderão elaborar um processo de planejamento estratégico, com o intuito de alavancar os objetivos de desenvolvimento da instituição.

Autor: Walmor Galvão da Cunha Júnior

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS

Capítulo 3
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Capítulo 4
RESULTADOS DA ANÁLISE

Capítulo 5
CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

REFERÊNCIAS

APÊNDICES E ANEXOS

O AUTOR


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !