ISBN: 978-65-84525-33-7
DOI: 10.5281/zenodo.7264219
Descrição: A obra nos remete a linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática; os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados às Letras, a Linguística e a Literatura, com excelentes contribuições de autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudo para que essa contribuição fosse de fato positiva e tivesse um resultado significativo no que tange a área estudada.
É de extrema importância lembrar que as Letras, a Linguística e a Literatura possuem papeis fundamentais na vida do ser humano, estando vinculada à sociedade em que se origina; um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade dentro da sociedade.
A obra apresenta linhas de estudos, dos quais muitos profissionais se deparam em suas carreiras e assim ajudará a desenvolver e otimizar as atividades propostas, disponibilizando as contribuições necessárias, para que o sucesso chegue juntamente com o conhecimento atrelado a prática.
Esperamos que os diferentes enfoques e pontos de vista, compartilhados pelos autores desta obra, possam contribuir com mais discussões e novas informações sobre Letras, Linguística, Literatura e seus discursos com a cultura, a sociedade e a história, dentro da Educação, bem como no âmbito da pesquisa, da extensão, e de várias outras metodologias que inovem as instituições de ensino, contribuindo para a formação de profissionais que capacitados que contribuam em sua área de atuação.
Organizadores: Resiane Paula da Silveira e Jader Luís da Silveira
Autores: Adelson Oliveira Mendes; Adriana Gomes; Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros; Alneci do Rego Montero Morales; Andréa Silva Azevedo; Brenda Letícia Guimarães Marinossi; Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa; Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues; Fabiana dos Santos; Jackson José Pagani; Jacqueline Wanderley Marques Dantas; José Cláudio Rocha; Julia da Rosa Diogo; Margareth Valdivino da Luz Carvalho; Maria do Socorro Lopes da Silva; Taíse Simioni.
Capítulos
Capítulo 1
ECOCRÍTICA: OS ANIMAIS E AS PLANTAS EM ÁGUA VIVA, DE CLARICE LISPECTOR
Fabiana dos Santos; Jackson José Pagani
Capítulo 2
A EXPERIÊNCIA POLÍTICA DE SHAKESPEARE NA ESCRITA DA PEÇA HAMLET
Adelson Oliveira Mendes; Adriana Gomes
Capítulo 3
FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO: PRÁTICAS DE LEITURA DE LITERATURA
Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues; Maria do Socorro Lopes da Silva
Capítulo 4
CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA
Alneci do Rego Montero Morales; Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Capítulo 5
DA MODERNIDADE A PÓS-MODERNIDADE: A “LIQUIDEZ” QUE REVERBERA NOS DIAS DE HOJE
Brenda Letícia Guimarães Marinossi
Capítulo 6
FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
Maria do Socorro Lopes da Silva; Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues
Capítulo 7
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE O FÊNOMENO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL A PARTIR DOS TRÊS EIXOS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA
Julia da Rosa Diogo; Taíse Simioni
Capítulo 8
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA VERSUS ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM NOSSAS ESCOLAS: COMO ERRADICAR O CÍRCULO VICIOSO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO?
Jacqueline Wanderley Marques Dantas; Margareth Valdivino da Luz Carvalho; Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa
Capítulo 9
A LÍNGUA CHINESA E SUAS NUANCES
Andréa Silva Azevedo; José Cláudio Rocha
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK