Alfabetização e Letramento: Tensões Enfrentadas pelos Professores e Familiares acerca dos Conceitos e da Metodologia

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-38-2

DOI: 10.5281/zenodo.7320366

Descrição: Esse livro é oriundo de uma pesquisa de mestrado do autor Ailson Tenório Cavalcanti Júnior, egresso do Metrado em Ciências da Educação da Universidad Desarrollo Sustentable. 
O autor analisa as tensões enfrentadas pelos professores e familiares acerca dos conceitos de alfabetização e letramento no que diz respeito às controvérsias dos mesmos.  Neste sentido, ele faz uma abordagem sobre conceitos de alfabetização e letramento, destacando nesse contexto, uma visão política da alfabetização no Brasil segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além disso, discute sobre a alfabetização e letramento dentro do processo ensino-aprendizagem, currículo e alfabetização, bem como as competências de alfabetização, materiais didáticos no ciclo da alfabetização, leitura e escrita, a aprendizagem da escrita, as práticas sociais da leitura como alicerce para a aprendizagem, alfabetização e letramento na sala de aula, o papel do professor frente à alfabetização e letramento, a importância do estímulo no desenvolvimento da criança, o papel do professor frente às atividades de alfabetização e letramento, o papel da família na alfabetização e no letramento e a contribuição da família na formação do educando.
Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem mista, na qual foi realizada a partir de uma entrevista com onze professoras, além disso, contou com um questionário adaptado e validado a cem pais/responsáveis da escola.
A análise dos dados quantitativos foi realizada no banco de dados EPI INFO, versão 3.5.4 que foi exportado para o software SPSS, versão 18; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso através das formações discursivas.
Portanto, o autor nos convida a compreender melhor sobre esse assunto, para tanto, enfatiza que é através do domínio da leitura e escrita que o sujeito terá mais facilidade para aprender os diversos componentes curriculares, pois a base é de fato leitura e escrita. Com isso, percebe-se a importância de uma melhor compreensão do que de fato é e para que sirva a alfabetização e o letramento na trajetória escolar.

Autor: Ailson Tenório Cavalcanti Júnior

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
Antecedentes e formulação do problema

Capítulo 2
MARCO TEÓRICO

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Capítulo 5
CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

O AUTOR


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