Aspectos do Planejamento na Gestão do Ensino da Dança em Escolas de Macapá

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-39-9

DOI: 10.5281/zenodo.7332448

Descrição: O livro intitulado “Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá” é oriundo de uma pesquisa de metrado da autora Sandra do Socorro Oliveira dos Santos, egressa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 
A autora apresenta os aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá. Para tanto, utilizou como metodologia: abordagem qualitativa, o desenvolvimento de procedimentos através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo. Neste sentido, propôs uma ação coletiva e cooperativa entre os educadores, à gestão escolar e o corpo técnico administrativo para trocar ideias, levantar problemas, construir em conjunto uma ressignificação da sua prática. 
No capítulo inicial, a autora reflete sobre a gestão no campo educacional e seus desdobramentos, as etapas do processo de gestão, os papeis dos gestores na organização escola. 
Além disso, há uma análise sobre o cenário histórico da dança, a dança como conteúdo da educação física, os aspectos legais da dança. Nesse sentido, a autora destaca que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Brasil instituiu o ensino obrigatório de Arte em território nacional e, em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a dança foi incluída oficialmente, pela primeira vez na história do país, como dos conteúdos de Educação Física e de Educação Artística (quase sempre sob o título de Artes Cênicas, juntamente com Teatro). 
Ademais, a autora fala sobre o conteúdo programático de dança nas escolas, planejamento e suas estratégias, os desafios e perspectivas no contexto escolar. Nesse sentido, a autora afirma que é importante que os educadores, através da formação específica e contínua, saibam que o aluno precisa ter oportunidades de se expressar com o corpo, através da dança. E o que se encontra hoje nas escolas é a grande preocupação com a manutenção da ordem e o silêncio, e as atividades pedagógicas são muito dirigidas pelos professores.

Autora: Sandra do Socorro Oliveira dos Santos

Capítulos
PARTE I –
ENQUADRAMENTO TEÓRICO

Capítulo 1
GESTÃO EDUCACIONAL

Capítulo 2
A DANÇA NOS PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Capítulo 3
O ENSINO DA DANÇA EM ESCOLAS

Capítulo 4
CONTEXTO

PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO

Capítulo 5
METODOLOGIA

Capítulo 6
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Referências

A Autora


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