Programa Escola Ativa: Análise do Ciclo de Alfabetização da Educação Multisserie Campesina de Pedro do Rosário – MA – Brasil

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-67-2

DOI:  10.5281/zenodo.7888937

Descrição: Este estudo procurou investigar como as escolas do campo, compostas por turmas multisseriadas, do município de Pedro do Rosário – Maranhão/Brasil, desenvolvem as suas ações metodológicas de ensino para o ciclo de alfabetização no Programa Escola Ativa. A ideia central é refletir sobre os elementos que estão presentes nos métodos utilizados, questionando sobre sua constituição e, por fim, as possíveis contribuições do PEA para uma prática de ensino pertinente. O objetivo geral foi analisar as metodologias utilizadas para o ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização do Ensino Multisseriado das Escolas Campesinas de Pedro do Rosário – Maranhão – Brasil, e, consequentemente, identificar os diferentes métodos de ensino do Programa Escola Ativa; inferir como funcionam os métodos do PEA; e verificar sua eficiência para o processo de alfabetização e letramento nas turmas multisseriadas das escolas do campo. Para os propósitos deste trabalho, optamos por nos pautar em uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa. Para consolidar o nível teórico da pesquisa de campo, pautou-se em levantamentos bibliográficos fornecidos por estudiosos no assunto, bem como amparar-se nos conteúdos legais e normativos pertinentes. Foram aplicados questionários para os sujeitos selecionados para a investigação, sendo eles quatro professoras e uma agente pedagógica, que atuam em escolas que oferecem salas multisseriadas do Ciclo de Alfabetização. Os dados coletados possibilitaram a reflexão de que existe uma infinidade de instrumentos que podem servir como ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem do Ciclo de Alfabetização de turmas multisseriadas presentes nas escolas do campo. Para tanto, o professor precisa receber formações continuadas para fazê-lo com autonomia. Está comprovado que essas ferramentas, ou seja, os métodos, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da escrita e leitura das crianças do campo.

Autora: Alcione Lima Sousa Pereira

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
REVISÃO DA LITERATURA

Capítulo 3
METODOLOGIA

Capítulo 4
RESULTADOS

Capítulo 5
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Capítulo 6
CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

A AUTORA


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !