Análise da sistematização da gestão escolar da secretaria de educação do município de Zé Doca - MA - Brasil: um estudo de caso

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-70-2

DOI: 10.5281/zenodo.8043809

Descrição: O presente trabalho procurou analisar a Sistematização da Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Município de Zé Doca – MA - Brasil: um estudo de caso. Este discute questões importantes para uma compreensão inicial a respeito da gestão pública educacional, abordando pontos como definições e argumentos sobre a ideia geral de gestão, os grandes paradigmas da administração, as especificidades da administração escolar, a legislação educacional vigente e a gestão da escola, democracia e participação. O objetivo geral foi analisar a sistematização da gestão escolar da Secretaria de Educação do município de Zé Doca – MA - Brasil, abordando assim, o problema desta investigação; identificar os critérios utilizados na escolha dos gestores de ensino de escolas da rede pública no Município de Zé Doca; conhecer as estratégias utilizadas, associando-se com o conceito de gestão democrática; diagnosticar o grau de compromisso do gestor de ensino com a comunidade escolar. Este estudo foi construído com metodologia de campo através de uma abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários para os sujeitos selecionados para a investigação, sendo eles: trinta e três professores e três gestoras que atuam em escolas públicas, situadas na região Norte, Zona Urbana do município supracitado que oferecem o Ensino Fundamental: Anos Finais. Os dados coletados possibilitaram a reflexão de que, sem dúvidas, há muitas formas de se escolher um gestor, seja ele um diretor de escola ou um secretário de Educação, e que estas têm papeis determinantes na qualidade do ensino que se é oferecido; e que, portanto, é necessário que a SEMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto) que realize as eleições de diretores no município. Pois a mesma possibilita que o sistema eletivo acabe com as práticas tradicionalistas calcadas no clientelismo.

Autor: Amadeu Sousa de Oliveira

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
REVISÃO DE LITERATURA

Capítulo 3
METODOLOGIA

Capítulo 4
RESULTADOS

Capítulo 5
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Capítulo 6
CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !