Literaturas, Línguas e Ensinos do Mundo Ibérico

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-86-3

DOI: 10.5281/zenodo.10802252

Descrição: Fernando Pessoa, no alto de sua mais profunda reflexão sobre a Língua Portuguesa, teria dito que “a Língua Portuguesa é a última flor do Lácio”, tal, assertiva além de ter sido cunhada por um dos mais importantes escritores lusófonos, é o reflexo da exatidão histórica, que assevera a origem latina da língua de Luís Vaz de Camões. Há de se dizer, que desde que o rei trovador, Dom Diniz assumiu o trono português ainda no século XII e com a publicação da Obra Os Lusíadas de Camões, que a Língua Portuguesa tomou ares de idioma mundial. O que possibilitou o desenvolvimento de um vasto campo de pesquisa sobre a linguagem do povo Ibérico.
Nesse pensamento, ora posto, a obra intitulado de Literaturas, Línguas e Ensinos do Mundo Ibérico, organizado pelos professores Heloísa dos Reis Curvelo, Edimilson Rodrigues e Tiago de Oliveira Ferreira, reúne textos numa abordagem que passeia pela pesquisa acadêmica propriamente dita, pautados à novela picaresca de Lazarillo de Tormes, à encenação, isto é, à literatura no palco, ao Romantismo Espanhol das leyendas de Gustavo Adolfo Bécquer, à memória, identidade, resistência e diálogos decoloniais em Perro Viejo, de Teresa Cárdenas, à Emblemática Ibérica que envolve o Palácio dos Leões, Sede do Governo em São Luís, ao Fitotopônimo Ribeirinho das Comunidades ribeirinhas do município maranhense de Itapecuru Mirim, aos jogos/gamificação no ensino de Língua Espanhola, à gamificação na inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista-TEA, às metodologias ativas e aprendizagem de Língua Espanhola.
Gostaríamos que todos os textos fazem parte de um nicho de pesquisa que os autores vem desenvolvendo ao longo de suas atividades acadêmicas, tanto na graduação na pós-graduação, configurando assim, como um convite aos leitores que se deleitem, que se aventurem na leitura dos capítulos aqui postos, já que todos, de uma ou de outra forma, versam sobre aspectos que permeiam a língua, as literaturas e o ensino que nos são presentes a partir das Línguas ultramarinas e de tantas outras que, de perto ou de muito longe usamos, assim, Caro Leitor, Cara Leitora, esperamos que as temáticas aqui apresentadas sirvam de como incentivo a que singrem outros saberes, outros mares, outros continentes!

Organizadores: Heloísa Reis Curvelo; Edimilson Rodrigues e Tiago de Oliveira Ferreira

Autores: Anderson Felix dos Santos; Bruna Maria Freitas de Sousa; Carol Freire Queiroz; Carol Silva dos Santos; Cleria Lourdes Moreira Pereira; Dilce Pio Nascimento; Edimilson Rodrigues; Eduardo Victor Lopes Cunha; Heloísa Reis Curvelo; Imara Bemfica Mineiro; Isabel Abreu Guimarães Jacquelyne Poliana Ramos dos Santos; Juliana Rosa Garcês; Karina Dias Lacerda da Costa; Maria da Paixão Santos Corrêa; Natasha Castro de Souza; Ozeias Evangelista de Oliveira Junior; Rayanne Soares da Paz; Tiago de Oliveira Ferreira; Ynnara Soares Reis.

Capítulos
Capítulo 1
EMBLEMÁTICA IBÉRICA. ENCICLOPÉDIA DE PODERES NO PALÁCIO DOS LEÕES, SEDE DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
Edimilson Rodrigues

Capítulo 2
“O PAI DO SENHOR DO ENGENHO FOI QUEM O CHAMOU ASSIM: CACHORRO VELHO, E NINGUÉM MAIS VOLTOU A LEMBRAR DO SEU VERDADEIRO NOME”. MEMÓRIA, IDENTIDADE, RESISTÊNCIA E DIÁLOGOS DECOLONIAIS EM PERRO VIEJO, DE TERESA CÁRDENAS
Rayanne Soares da Paz; Imara Bemfica Mineiro

Capítulo 3
METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: EXPERIÊNCIAS DE GAMIFICAÇÃO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
Natasha Castro de Souza; Heloísa Reis Curvelo

Capítulo 4
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DOS JOGOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Cleria Lourdes Moreira Pereira; Heloísa Reis Curvelo

Capítulo 5
O FITOTOPÔNIMO RIBEIRINHO DO ITAPEUCRU, MANDIOCA
Tiago de Oliveira Ferreira

Capítulo 6
O ROMANTISMO ESPANHOL DE GUSTAVO ADOLFO BÉCQUER, REPRESENTADO NA LENDA LA CRUZ DEL DIABLO
Carol Silva dos Santos; Isabel Abreu Guimarães; Heloísa Reis Curvelo

Capítulo 7
A VALORIZAÇÃO DO MEDIEVALISMO EM TRÊS LENDAS DE GUSTAVO ADOLFO BÉCQUER: LA CRUZ DEL DIABLO, EL MONTE DE LAS ÁNIMAS E CREED EN DIOS
Carol Freire Queiroz; Eduardo Victor Lopes Cunha; Heloísa Reis Curvelo; Jacquelyne; Poliana Ramos dos Santos; Juliana Rosa Garcês; Ozeias Evangelista de Oliveira Junior

Capítulo 8
LITERATURA NO PALCO: UMA PRÁTICA DIALÓGICA EM SALA DE AULA NA CIDADE DE PARINTINS-AM
Dilce Pio Nascimento; Heloísa Reis Curvelo; Ynnara Soares Reis

Capítulo 9
A GUERRA CIVIL ESPANHOLA A PARTIR DO CONTO “LA LECCIÓN”, DE RAMÓN JOSÉ SENDER GARCÉS
Carol Freire Queiroz; Heloísa Reis Curvelo; Jacquelyne Poliana Ramos dos Santos; Juliana Rosa Garcês; Ozeias Evangelista de Oliveira Junior

Capítulo 10
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSO
Karina Dias Lacerda da Costa

Capítulo 11
OS ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS DO ESPANHOL E DO PORTUGUÊS: DA ORIGEM À EVOLUÇÃO
Maria da Paixão Santos Corrêa

Capítulo 12
"REPENSEMOS A TAREFA DE PENSAR O MUNDO": A POLÍTICA DA LITERATURA NA POESIA DE HILDA HILST
Anderson Felix dos Santos

Capítulo 13
VISÕES DA AMÉRICA: DAS CARTAS DE COLOMBO À POLÊMICA DO NOVO MUNDO
Bruna Maria Freitas de Sousa

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !