Educação inclusiva e diversidade linguística na Amazônia

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-89-4

DOI: 10.5281/zenodo.11129827

Descrição: Este eBook foi desenvolvido por pesquisadores que participaram do II Simpósio Alusivo ao Dia Nacional do Surdo, um evento notável promovido pelo curso de Licenciatura em Letras Libras da UFRA. Realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, na UFRA em Belém, Pará, o Simpósio proporcionou um espaço crucial para a comunidade surda, alunos, professores e demais interessados na área, permitindo diálogos e a troca de conhecimentos. Valorizando a cultura e a identidade dos surdos na Amazônia, o evento teve como objetivo enriquecer o entendimento sobre a educação inclusiva e a diversidade linguística.
O eBook, organizado colaborativamente, aborda questões cruciais sobre Educação Inclusiva e Diversidade Linguística na região amazônica. Durante o Simpósio, cinco grupos temáticos desempenharam um papel essencial na expansão das discussões. Abrangendo desde a Diversidade Linguística na Escola e Formação de Professores no Curso de Letras Libras até o Letramento Visual e Literatura Surda, os temas incluíram também Escritas de Sinais: Diversidade, Preservação e Valorização; Diversidade Linguística e Educação: Pesquisa e Prática; e Educação Inclusiva Ampliada: Interdisciplinaridade e Tecnologias Assistivas. A chamada foi aberta para os pesquisadores enviarem seus trabalhos, resultando na formação deste eBook. 
Este eBook reúne uma rica imersão de conhecimento através de palestras, pesquisas, oficinas, relatos e experiências. Cada trabalho compartilhado não é apenas uma pesquisa; é uma narrativa de experiências, desafios superados e inovações na promoção da Educação Inclusiva e da diversidade linguística.
Ao entregarmos este eBook, nossa aspiração é contribuir de maneira significativa para o avanço e aprimoramento da educação. Esperamos que este, repleto de trabalhos e contribuições valiosas, sirva como uma fonte enriquecedora para os leitores interessados. Diante dos desafios atuais, ressaltamos a necessidade contínua de promover políticas e práticas inclusivas, garantindo que todos tenham acesso a oportunidades educacionais.
Encerramos esta entrega expressando nossa gratidão a todos os participantes, monitores, comissão científica, ministrantes de oficinas, professores dos cursos de Licenciatura em Letras Libras, palestrantes, pesquisadores e à comunidade surda que tornaram este simpósio possível. Que este eBook inspire ações e reflexões que impulsionem ainda mais avanços na Educação, inclusão e diversidade linguística.

Organizadores: Liliane Afonso de Oliveira; Jany Éric Queirós Ferreira; Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário; Thaís Fernandes de Amorim

Autores: Adriane de Melo Ramos; Adrielle Alves Costa; Adrielle Bezerra Miranda; Amanda Torres Trajano; Ana Caroline Veloso da Cunha Teixeira; Ana Valéria Cardoso Farias; Camille Souza Dutra; Cláudia Solange Rossi Martins; Claudilane Lobato Rodrigues; Francisca Maria Carvalho; Gabriele dos Santos Martins; Henrique Miguel de Lima Silva; Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário; Izabella Souza Dutra; Jady Bianca de Oliveira Gonçalves; Johnnyf Wesley da Silva Bezerra; Jonilson Lino Rodrigues; Jose Sinesio Torres Gonçalves Filho; Josecley de Paula Alves; Lázaro de Oliveira Cunha; Liliane Afonso de Oliveira; Lívia dos Reis Lima; Tarcisio Andrade do Nascimento; Uisis Paula da Silva Gomes; Yan Luyd Almeida Martins.

Capítulos
Capítulo 1
A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS
Jady Bianca de Oliveira Gonçalves; Cláudia Solange Rossi Martins

Capítulo 2
A INTERAÇÃO ENTRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PORTUGUÊS NO ENSINO A ESTUDANTES SURDOS
Cláudia Solange Rossi Martins

Capítulo 3
AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNO COM AUTISMO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
Ana Valéria Cardoso Farias; Cláudia Solange Rossi Martins

Capítulo 4
CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA E DESCRITIVA DE DUAS VERSÕES, EM LIBRAS E EM ESCRITA DE SINAIS (SIGNWRITING)
Adrielle Bezerra Miranda; Ana Caroline Veloso da Cunha Teixeira; José Sinésio Torres Gonçalves Filho

Capítulo 5
DIÁRIO DE ABORDAGENS INCLUSIVAS NO 1° ANO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGO ENTRE CULTURAS SURDA E OUVINTE POR MEIO DA POESIA SLAM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Amanda Torres Trajano; Tarcisio Andrade do Nascimento; Johnnyf Wesley da Silva Bezerra; Henrique Miguel de Lima Silva

Capítulo 6
ENTRE “BOCAS MEXEDEIRAS” E SINAIS DE LIBRAS: DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DA INCLUSÃO EM AULAS DE LITERATURA
Amanda Torres Trajano; Johnnyf Wesley da Silva Bezerra; Tarcisio Andrade do Nascimento; Henrique Miguel de Lima Silva

Capítulo 7
LENDO E ESCREVENDO O GÊNERO CRÔNICA: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Camille Souza Dutra; Adrielle Alves Costa; Liliane Afonso de Oliveira

Capítulo 8
LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Claudilane Lobato Rodrigues; Izabella Souza Dutra; Liliane Afonso de Oliveira

Capítulo 9
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO FUNDAMENTAL II PARA O PÚBLICO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO
Gabriele dos Santos Martins; Lázaro de Oliveira Cunha; Lívia dos Reis Lima; Liliane Afonso de Oliveira

Capítulo 10
O ESTUDO DA ESCRITA DE SINAIS (SIGNWRITING) A PARTIR DA ANÁLISE TIPOS DE CONTATO NAS PROFISSÕES E SUA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS 118
Jonilson Lino Rodrigues; Josecley de Paula Alves; Jose Sinesio Torres Gonçalves Filho

Capítulo 11
OFICINA DE LETRAMENTO VISUAL A PROFESSORES E A HISTÓRIA EM QUADRINHOS IMAGÉTICA
Adriane de Melo Ramos; Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário

Capítulo 12
TERMOS BÁSICOS DA DANÇA BALLET VAGANOVA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Uisis Paula da Silva Gomes; Yan Luyd Almeida Martins; Francisca Maria Carvalho



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !