Linguística e Literatura: Cultura, Sociedade e História - Volume 9

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-14-6


Descrição: A obra nos apresenta a importância da linguística e literatura em seus aspectos culturais, sociais e históricos, que nos remete a várias linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática; os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados ao tema e tem excelentes contribuições de vários autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudo para que essa contribuição fosse de fato positiva e tivesse um resultado significativo no que tange a área estudada.
É de extrema importância lembrar que a literatura tem um papel fundamental na vida do ser humano, e está vinculada à sociedade em que se origina; assim como a língua, estudada dentro da linguística, é um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade dentro da sociedade.
A obra então nos apresentará várias linhas de estudos, dos quais muitos profissionais se deparam em suas carreiras e assim ajudará a desenvolver e otimizar as atividades propostas, disponibilizando as contribuições necessárias, para que o sucesso chegue juntamente com o conhecimento atrelado a prática.
Esperamos que os diferentes enfoques e pontos de vista, compartilhados pelos autores desta obra, possam contribuir com mais discussões e novas informações sobre Linguística e Literatura, cultura, sociedade e história, dentro da educação, bem como no âmbito da pesquisa, da extensão, e de várias outras metodologias que inovem as instituições de ensino, contribuindo para a formação de profissionais que capacitados que contribuam em sua área de atuação.

Organizadores: Jader Luís da Silveira e Resiane Paula da Silveira

Autores: Amanda Samila Vieira Fernando; Analice de Oliveira Martins; Danielle Soares da Silva; Eliana Crispim França Luquetti; Gabryella Ribeiro Simões dos Santos; Leonardo Ferreira Kaltner; Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro; Rafael Torres Correia Lima; Rhaísa Sampaio Bretas Barreto; Silvia Alicia Martinez; Silvia Goulart Ferreira; Sinthia Moreira Silva; Suely Fernandes Coelho Lemos; Victor da Penha Miranda.

Capítulos
Capítulo 1
A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR: UMA AUTOFICÇÃO DO DIREITO AO GRITO
Victor da Penha Miranda; Analice de Oliveira Martins

Capítulo 2
O EMPODERAMENTO DE SUJEITOS QUE SOFREM INJUSTIÇAS AMBIENTAIS POR MEIO DA INSTRUMENTALIZAÇÃO LINGUÍSTICA
Silvia Alicia Martinez; Suely Fernandes Coelho Lemos

Capítulo 3
GÊNEROS TEXTUAIS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: PENSAMENTOS POR UMA PEDAGOGIA COMUNICATIVA
Sinthia Moreira Silva; Rhaísa Sampaio Bretas Barreto; Danielle Soares da Silva; Silvia Goulart Ferreira; Eliana Crispim França Luquetti

Capítulo 4
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO EMPECILHO AO ACESSO À JUSTIÇA E O DIREITO DE SE EXPRESSAR NA PRÓPRIA LÍNGUA
Gabryella Ribeiro Simões dos Santos; Sinthia Moreira Silva

Capítulo 5
CARL FR. PH. VON MARTIUS (1794-1868) E O BRASIL OITOCENTISTA: CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA GLOSSARIA LINGUARUM BRASILIENSIUM
Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro; Leonardo Ferreira Kaltner

Capítulo 6
DOMINUS: UMA REPRESENTAÇÃO NEOCOLONIAL EM “A GERAÇÃO DA UTOPIA”, DE PEPETELA
Amanda Samila Vieira Fernando; Rafael Torres Correia Lima

CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !