Olhares Contemporâneos: Diversidade, Gênero, Sexualidade - Volume 3

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-16-0

DOI: 10.5281/zenodo.6478445

Descrição: No atual cenário nacional e internacional, torna-se importante entender as temáticas de gênero e diversidade sexual em busca de transformação da realidade social de preconceito, discriminação e exclusão nos diferentes grupos. Atualmente, indivíduos que historicamente foram colocados à margem da sociedade vem reivindicando direitos de cidadania e práticas sociais que os contemplem como cidadãos.
O reconhecimento e a valorização dos sujeitos da diversidade, a promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade sexual são imprescindíveis para a concretização de políticas públicas, a fim de efetivar direitos essenciais para todas as pessoas. Com isso, contribui para a desconstrução e desnaturalização do machismo e da homofobia nos diferentes ambientes, e afirma o direito às diferentes possibilidades de expressão e vivência da sexualidade, orientações sexuais e identidades de gênero.
Essas abordagens devem estar pautadas nos conhecimentos científicos - e não em valores e crenças pessoais. Os conteúdos da presente obra, apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo.
Desta forma, este terceiro volume da publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Carla Navarro Costa, Cláudia de Oliveira Vicente, Frederico Divino Dias, Isabela Cristina Alves Araújo, Jobson Jorge da Silva, José Emanuel Sebastião da Silva Pereira - Àlábíyí Pereira (nome social), Letícia de Lucena Silva, Letícia Louise Oliveira Silva, Luana Hordones Chaves, Natália de Carvalho Teixeira.

Capítulos
Capítulo 1
A FUNCIONALIDADE DAS LEIS DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR
Carla Navarro Costa, Jobson Jorge da Silva, Letícia de Lucena Silva

Capítulo 2
ANÁLISE DO RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE UMA MULHER PRETA NO SERVIÇO DOMÉSTICO
José Emanuel Sebastião da Silva Pereira - Àlábíyí Pereira (nome social), Jobson Jorge da Silva

Capítulo 3
TRABALHO E CUIDADO: UM DEBATE SOBRE O TRABALHO INVISÍVEL DAS FAMÍLIAS
Cláudia de Oliveira Vicente

Capítulo 4
A PRESENÇA DA MULHER NA GASTRONOMIA: DE DONA DE CASA À COZINHEIRA PROFISSIONAL
Letícia Louise Oliveira Silva, Frederico Divino Dias, Natália de Carvalho Teixeira

Capítulo 5
UM OLHAR PARA ALÉM DAS PENAS: QUEM SÃO AS MULHERES PRESAS E COMO SE INSEREM NO CRIME
Luana Hordones Chaves, Isabela Cristina Alves Araújo

CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !