Robótica Educacional e Jogos Matemáticos: produção acadêmica dos estudantes da Licenciatura em Matemática da FADIMAB participantes do PIBID

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-15-3

DOI: 10.5281/zenodo.6476763

Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2008, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi implementado na Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (FADIMAB) no ano de 2018, iniciando as suas atividades no mês de agosto de 2018 e finalizando em janeiro de 2020.
Foi implantado o Projeto Institucional PIBID-FADIMAB, intitulado “Novos Horizontes da Integração Escola Universidade na Formação de Professores da Educação Básica”, com o primeiro Subprojeto Multidisciplinar constituído de alunos dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Matemática, com a formação de um Núcleo, iniciando com 30 (trinta) alunos.
Em outubro de 2020 iniciaram as atividades do Subprojeto de Matemática na segunda versão do Projeto Institucional PIBID-FADIMAB 2020. As atividades ocorreram no período de outubro de 2020 a março de 2022 com 30 (trinta) alunos oriundos do Curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB.
Nesta fase, o Subprojeto de Matemática estava presente na Escola Estadual de Referência do Ensino Médio Benigno Pessoa de Araújo, trabalhando com as turmas do Ensino Médio na área de Matemática, tendo inicialmente 30 (trinta) alunos, sendo 24 bolsistas e 06 não bolsistas, três professores supervisores e uma coordenação de área. 
Neste contexto, o PIBID/CAPES, apoiou, subsidiou ações e estimulou reflexões acerca da relação Escola e IES para a formação docente. Ofereceu à FADIMAB a possibilidade de interlocução e de realização de trabalho conjunto entre os alunos do Curso de Licenciatura de Matemática. 
Ao licenciando, professor em formação, permitiu um acréscimo na vivência, estudo e conhecimento inerentes ao trabalho docente próprio da educação básica. E à escola, propiciou um retorno às discussões sobre seu papel na formação de professores, oferecendo a eles um incentivo à formação continuada.
Como participantes do PIBID, vivenciamos o movimento provocado por ele, o que nos remete ao alinhamento de nossa missão, enquanto coformadores, mediadores e pontes de interlocução entre a IES e a Escola. Durante todo esse tempo de implementação do PIBID, mediante o Projeto Institucional PIBID-FADIMAB, buscamos inserir os licenciandos, bolsistas e não bolsistas, em intensas atividades de estudos da escola e na escola, por meio da observação, acompanhamento, participação e vivência nos diferentes espaços que a constituem. 
Os licenciandos são incentivados a continuamente buscarem referenciais teóricos que suportem e os levem à reflexão sobre a ação docente, o sistema organizacional, as políticas públicas ligadas ao ambiente escolar e às relações da Escola com a IES e a sociedade.
Como fruto das ações realizadas pelo Subprojeto de Matemática na FADIMAB e como parte do nosso trabalho docente, não podíamos nos esquecer do estímulo, aos alunos bolsistas e não bolsistas de iniciação à docência e de supervisão, para a elaboração de relatos e textos que apresentassem seus trabalhos, suas experiências e suas percepções sobre o que vivenciaram nestes espaços e nos grupos que legitimamente constituíram. Esses estímulos resultaram na coletânea aqui apresentada.
Esta obra é o resultado das percepções e reflexões de alguns alunos que organizaram textos para compor um veículo que as divulgasse. Apresenta-se como um conjunto de artigos de divulgação e se constituem como um produto original daqueles que estão em formação inicial. Os textos usam uma linguagem simples e não têm a pretensão de configurarem-se como artigos ou textos científicos. A coletânea das experiências, percepções e reflexões do PIBID na FADIMAB é o resultado da escrita de licenciandos que começam a se soltar e dar asas às letras e às ideias, sob a orientação dos professores supervisores da coordenação de área. Retrata momentos de aprendizado individual e coletivo.
Nossa percepção nos leva a crer na pertinência desta obra e desejamos que seja recebida como um material em construção e movimento contínuo, representando mais um passo para a formação docente inicial desses autores.

Organizadores: Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; Gian Carlo D'Angelo de Queiroz; Iran Rodrigues de Oliveira; Simão Rosembaum

Autores: Anderson Melquiades Vasconcelos da Silva; Celso da Silva Barbosa; Dâmila Vitória Gomes da Silva; Gerson Felix Dantas Neto; Jailma Barbosa da Silva Lima; Jefferson Correia dos Santos Silva; Jonas Emanuel Brito Feliciano; Josailton Fernando da Silva; José Ricardo Fernandes e Silva Júnior; Luiz Alves da Silva Vale; Maria Clara Alves da Silva; Rodrigo Thalles Gonzaga de Oliveira; Simão Rosembaum; Suedny Luís de França.

Capítulos
Capítulo 1
ROBÓTICA INCLUSIVA: UMA FORMA DE ACESSIBILIDADE NO ESTUDO DA GEOMETRIA SOBRE FORMAS, PERÍMETROS E ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS
Autores: Celso da Silva Barbosa e José Ricardo Fernandes e Silva Júnior.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Esp. Jonas Emanuel Brito Feliciano.

Capítulo 2
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM MÉTODO VOLTADO PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA
Autores: Dâmila Vitória Gomes da Silva, Rodrigo Thalles Gonzaga de Oliveira e Jefferson Correia dos Santos Silva.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Esp. Jonas Emanuel Brito Feliciano.

Capítulo 3
O USO DO JOGO DE TRILHA NO ENSINO DE PORCENTAGEM
Autor: Gerson Felix Dantas Neto.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Dr. Anderson Melquiades Vasconcelos da Silva.

Capítulo 4
USO DA ROBÓTICA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO DE GRAU NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
Autora: Jailma Barbosa da Silva Lima.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Esp. Jonas Emanuel Brito Feliciano.

Capítulo 5
GEOPLANO E O CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS: A GEOMETRIA E SUAS DIFICULDADES NO ENSINO MÉDIO
Autor: Josailton Fernando da Silva.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Dr. Anderson Melquiades Vasconcelos da Silva.

Capítulo 6
BINGO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU
Autor: Luiz Alves da Silva Vale.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Dr. Anderson Melquiades Vasconcelos da Silva.

Capítulo 7
O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DO BANCO IMOBILIÁRIO
Autora: Maria Clara Alves da Silva.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Dr. Anderson Melquiades Vasconcelos da Silva.

Capítulo 8
A ROBÓTICA NO ENSINO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE 1º GRAU NO ENSINO MÉDIO.
Autor: Suedny Luís de França.
Orientadores: Professor Me. Simão Rosembaum e Professor Esp. Jonas Emanuel Brito Feliciano.

CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !