ISBN: 978-65-84525-26-9
DOI: 10.5281/zenodo.6944792
Descrição: O papel da Contabilidade nos negócios empresariais evoluiu muito nos últimos anos e se tornou central para as estratégias de crescimento. Antes, o contador era visto como um profissional estritamente burocrático que deveria conferir saldos, fazer a escrituração e cumprir com as obrigações fiscais da empresa. Mas essa visão começou a mudar com a chegada da era digital e a expansão da atuação dos escritórios.
Com o apoio da tecnologia, os contadores se tornaram mais ágeis e passaram a adotar uma postura mais consultiva, fornecendo informações estratégicas para a tomada de decisão de seus clientes empresariais. Afinal, todos os números que mostram o desempenho da empresa passam pela gestão contábil. Por isso, dizemos que a Contabilidade é um sistema de informação poderoso que pode servir como base para diagnósticos, análises e estratégias empresariais.
A obra “Contabilidade e Negócios: Estudos e Fundamentos” traz abordagens pautadas nos conhecimentos científicos - e não em valores e crenças pessoais. Os conteúdos da presente obra, apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo.
Desta forma, este primeiro volume da publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Ana Paula Dezordi; Antonio Zanin; Carlos Henrique Figueiredo e Melo de Brito; Daniela Dal-Cin; Danilo de Oliveira Sampaio; Edward Rivera Rivera; Euselia Paveglio Vieira; Ian Henriquy Zanetti; Jorge Oneide Sausen; Silvana Dalmutt Kruger.
Capítulos
Capítulo 1
DESAFIOS NA ABORDAGEM ESG: UM MODELO CONCEITUAL DE GERAÇÃO DE VALOR
Edward Rivera Rivera
Capítulo 2
PRECIFICAÇÃO NO SEGMENTO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS: VARIÁVEIS CUSTOS, CONCORRÊNCIA E PERCEPÇÃO DE VALOR PELO CLIENTE
Ana Paula Dezordi; Euselia Paveglio Vieira; Jorge Oneide Sausen
Capítulo 3
INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO LEITEIRA NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA
Ian Henriquy Zanetti; Antonio Zanin; Silvana Dalmutt Kruger; Daniela Dal-Cin
Capítulo 4
PERCEPÇÕES DO PROFESSOR E PESQUISADOR DE MARKETING: UM ESTUDO QUALITATIVO EM DIFERENTES PAÍSES
Danilo de Oliveira Sampaio; Carlos Henrique Figueiredo e Melo de Brito
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK