O Papel dos Usuários no Processo de Acolhimento com Classificação de Risco em Serviços de Urgência e Emergência na Cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-25-2


Descrição: A obra intitulada “O Papel dos Usuários no Processo de Acolhimento com Classificação de Risco em Serviços de Urgência e Emergência na Cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil” é fruto de uma pesquisa de mestrado em Saúde Pública realizada na Universidad de la Integración de las Américas. 
Esse estudo emerge a partir do momento que a pesquisadora constata o crescimento da demanda por serviços de saúde de qualidade, a baixo custo, e as limitações impostas aos hospitais de referência do SUS na sua missão de levar serviços de saúde às faixas mais carentes da população, no tocante à disponibilização de recursos materiais, humanos e financeiros, resultando numa superlotação dos nas unidades de saúde de urgência e emergência. 
Nessa obra, a autora Hedy-Lane Moura Araújo analisa o papel dos usuários no processo de acolhimento com classificação de risco em serviços de urgência e emergência numa unidade de saúde na cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil. Além disso, apresenta o perfil dos usuários atendidos em um serviço de urgência e emergência em Fortaleza-CE e avalia a classificação de risco oferecida aos usuários em um serviço de urgência e emergência em Fortaleza-CE.
Nesse contexto, a autora faz uma abordagem inicial sobre o sistema público de saúde no Brasil, destacando a criação desse sistema, princípios na atenção à saúde que regem o SUS. Nesse contexto, a autora destaca que a saúde é um direito fundamental e universal de todo ser humano. Além disso, cabe ao Estado o estrito cumprimento dos preceitos constitucionais e legais que o regulamenta assim como a adoção de políticas públicas que garantam saúde integral a toda a população, independente da condição social, raça, credo ou qualquer elemento discriminatório.  
Dentro dessa perspectiva, a pesquisadora salienta o resgate da equidade enquanto princípios éticos, além dos valores como justiça e solidariedade. Partindo da compreensão da saúde pública enquanto política social e, portanto, política pública, é que foi dado o norteamento do referido trabalho. Ao colocar uma dimensão ampla e intersetorial da saúde, as diversas abordagens complementam-se e apontam uma discussão teórica constituída a partir de concepções que se constroem historicamente.
Venha conhecer esse trabalho significativo e compreender melhor sobre essa temática atual na área de saúde pública.

Autora: Hedy-Lane Moura Araújo

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
MARCO TEÓRICO

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
ANÁLISE DOS RESULTADOS

Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

A AUTORA


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !