A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina para o Processo Ensino-Aprendizagem nas Turmas da Educação Básica

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-45-0

DOI: 10.5281/zenodo.7378272

Descrição: A obra intitulada “A gestão escolar e as consequências da indisciplina para o processo ensino-aprendizagem nas turmas da educação básica”, foi escrito por  Ana Cláudia Soares da Silva, egressa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Esse estudo tem por objetivo analisar a importância do gestor escolar para a manutenção da disciplina, haja vista que, a indisciplina interfere significativamente no rendimento e na qualidade da aprendizagem dos discentes. Nesse sentido, a autora utilizou como metodologia a revisão bibliográfica e a aplicação de questionários aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores para subsidiar a identificação das causas geradoras e a implicação da indisciplina dentro da escola.
Inicialmente, a autora faz uma abordagem sobre os históricos da administração, a evolução do conceito de administração. Além disso, a autora  salienta que, passo a utilizar o termo administração para designar o ato de administrar pelo fato de ser o instituto consagrado na literatura, na doutrina e na legislação.
Nesse contexto, a autora aborda também sobre a gestão pública escolar, as concepções acerca da gestão escolar, a educação: desafios e perspectivas.
A análise  dos  dados  coletados  baseou-se  no  tratamento  estatístico  das  respostas obtidas nos questionários aplicados à população de profissionais da educação (diretor, coordenadores pedagógicos e professores) que desenvolvem suas atividades laborais com alunos do ensino fundamental e médio na E.E.N.N.C.
Por fim, a autora concluiu que indisciplina escolar é um problema de convivência que não pode ser banalizado sob o risco de transformar-se  em  violência.  Neste sentido,  a  gestão  escolar  precisa  integrar família, comunidade e escola para transformar esse espaço em um ambiente convidativo para a troca de experiências e de aprendizagens.

Autora: Ana Cláudia Soares da Silva

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
REFERENCIAL TEÓRICO

Capítulo 2
METODOLOGIA

Capítulo 3
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

APÊNDICES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !