A teoria das inteligências múltiplas e o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um estudo de caso no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – campus Paulo Afonso

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-41-2

DOI: 10.5281/zenodo.7378955

Descrição: O livro intitulado “A teoria das inteligências múltiplas e o ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso no Instituto Federal de ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – campus Paulo Afonso”, escrito por Iana Lima de Almeida Barros, egressa da Universidad de la Integración de las Américas, ressalta o ensino de Língua Inglesa, na qual é proposta uma nova forma de reconhecer o padrão de inteligência, com estudos realizados na prática da sala de aula, baseada na teoria que consolida esta ação pedagógica.
Nesse contexto, a autora procurou unir as habilidades diversas às diferentes metodologias de ensino da Língua Inglesa, para a implantação de uma prática pedagógica que respeite as Inteligências Múltiplas, cujo é o objetivo desse estudo. No desenvolvimento da pesquisa foi compreendido que Gardner acredita na pluralidade do intelecto, que as inteligências se relacionam umas com as outras interagindo entre si.
O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições da teoria das inteligências múltiplas com o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente a Língua Inglesa no IFBA campus Paulo Afonso, Bahia.
A autora realizou uma pesquisa bibliográfica sobre alguns conceitos de inteligência, envolvendo, sobretudo as Inteligências Múltiplas, que são a principal razão desta pesquisa, descrevendo cada uma das inteligências descobertas por Gardner e outros estudiosos do assunto. Antes disso, abordou sobre alguns aspectos da educação desde os seus primórdios até os dias atuais, depois falou sobre o início do processo de aquisição da aprendizagem e da linguagem desde a infância, e por fim, refletiu sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e as metodologias de ensino-aprendizagem de língua inglesa.
Portanto, na visão da autora, esse estudo privilegia a detecção das Inteligências Múltiplas como fator primordial para a escolha do melhor método ou abordagem de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sugerindo também a futuros pesquisadores sobre o tema, alguns fatores cruciais que devem ser levados em consideração para aprimorar o conhecimento nesse campo de pesquisa.

Autora: Iana Lima de Almeida Barros

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
O PROBLEMA

Capítulo 2
REVISÃO DA LITERATURA

Capítulo 3
METODOLOGIA

Capítulo 4
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Capítulo 5
CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

ANEXOS


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !