ISBN: 978-65-84525-92-4
DOI: 10.5281/zenodo.13910680
Descrição: A obra que ora se apresenta ao leitor, intitulada O Uso dos Gêneros Textuais no Processo de Aprendizagem, propõe-se a adentrar os intricados caminhos do ensino e da aquisição do conhecimento, tendo como foco central o papel dos gêneros textuais. Vivemos em um mundo permeado pela linguagem, onde cada interação, cada texto, é uma manifestação de um gênero discursivo, cuja natureza e função estão imbricadas nos contextos sociais, culturais e educacionais em que se inserem.
Ao longo das últimas décadas, a pedagogia tem se debruçado sobre os desafios e as possibilidades que o estudo dos gêneros textuais oferece ao processo de aprendizagem. Mais do que simples formatos de comunicação, os gêneros textuais constituem-se em ferramentas de organização do pensamento e do discurso, possibilitando ao aprendiz não apenas a aquisição de competências linguísticas, mas também uma inserção crítica e autônoma no mundo letrado.
Este livro busca, portanto, explorar como os diferentes gêneros textuais podem ser integrados ao processo educativo, não apenas como recursos didáticos, mas como veículos de desenvolvimento cognitivo e social. Ao examinar as múltiplas facetas dos gêneros, a obra convida educadores, pesquisadores e estudantes a refletirem sobre as práticas de ensino-aprendizagem, incentivando uma abordagem mais dinâmica, interativa e reflexiva.
Que este volume sirva como um guia e uma inspiração para todos aqueles que, em suas jornadas pedagógicas, compreendem a linguagem como um espaço vivo de construção do saber, e que reconhecem, nos gêneros textuais, um potencial transformador para a formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade.
Boa leitura!
Organizadores: Carlos Victor Santos Rodrigues; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Luzia Martins Pereira; Maria Sueleide Pereira de Lima Silva; Sandra Moreno de Assis Santos
Autores: Adelane Santana Gonçalves; Andreia de Prado Moraes; Carlos Victor Santos Rodrigues; Daniele de Oliveira Boin; Darianny Karla Santos Cunha; Eliene Angelica Pereira; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Gesiene dos Santos Silva; Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro Vieira; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Luzia Martins Pereira; Marenilza da Silva Nobres; Maria Alliny Silva Santos; Maria Sueleide Pereira Lima; Mariluce Aparecida de Lima; Marinete da Silva Nobres Pereira; Marlene Pereira Dourado; Patrícia Franzin da Silva Campos; Renata de Souza Martins Barbieri; Sandra Moreno de Assis Santos; Sidineia Maria de Souza; Sônia Terezinha Dias de Oliveira; Vera Lucia Cardoso de Miranda.
Capítulos
Capítulo 1
USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DE ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS
Capítulo 2
PRÁTICAS DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO
Capítulo 3
ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Capítulo 4
BASE NACIONAL: O USO DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL I
Capítulo 5
O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Capítulo 6
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Capítulo 7
A CORRELAÇÃO ENTRE A LUDICIDADE E OS DIFERENTES GÊNEROS LITERÁRIOS PARA APLICAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Capítulo 8
A IMPORTÂNCIA DO USO DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Capítulo 9
O (NÃO) TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PRÁTICAS?
Capítulo 10
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TEXTO COMO UNIDADE DE SENTIDO
Capítulo 11
PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Capítulo 12
GÊNEROS TEXTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Capítulo 13
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1
Capítulo 14
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Capítulo 15
OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA
Capítulo 16
O CONCEITO DE GÊNERO TEXTUAL E O TRABALHO COM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS EM SALA DE AULA
Capítulo 17
A REAL IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS E GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Capítulo 18
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TEXTO E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTO
Capítulo 19
O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO ESPECIAL
Capítulo 20
INCLUSÃO ESCOLAR E GÊNERO: O AMBIENTE ESCOLAR COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO CURRÍCULO SOCIAL E ACADÊMICO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Capítulo 21
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DEENSINO DA ESCRITA NOPROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Capítulo 22
O GÊNERO TEXTUAL ITENS AVALIATIVOS DE PROVA:COERÊNCIA ENTRE O PRESCRITO E O AVALIADO
Capítulo 23
GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS: A PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO
Capítulo 24
O PAPEL DO PROFESSOR PERANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL: A MEDIAÇÃO DOCENTE
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK