Anais da Semana da Matemática 2024 - Práticas, Tecnologia e Inclusão: Múltiplas formas de ensinar e de aprender matemática

Real Conhecer




ISBN: 978-65-84525-93-1

DOI: 10.29327/5436857

Descrição: É com grande satisfação que apresentamos os anais da Semana da Matemática (SMAT) da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte, realizada entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024, com o tema "Práticas, Tecnologia e Inclusão: Múltiplas formas de ensinar e de aprender matemática." A SMAT é um evento extensionista, realizado anualmente no  Campus Mata Norte da UPE, cujo objetivo fundamental é promover a reflexão e a troca de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino, tendo como principais áreas de interesse a matemática e a educação matemática.
Neste contexto,  o evento do presente ano trouxe para o centro dos debates algumas metodologias inovadoras e inclusivas no ensino de matemática. A diversidade de abordagens apresentadas ao longo da SMAT ressalta o compromisso da nossa comunidade acadêmica com o avanço da matemática e da educação matemática, sempre considerando a inclusão e o uso da tecnologia como ferramentas poderosas para a construção de um ensino mais acessível e eficiente.
Os anais que agora disponibilizamos são compostos por trabalhos apresentados nas modalidades: resumo expandido, relato de experiência, minicurso e oficina. Vale a pena ressaltar que os resumos expandidos trazem importantes discussões sobre novas práticas pedagógicas, já os relatos de experiências inspiradoras, foram construídos a partir da vivência do projeto “Laboratório Sustentável de Matemática (LSM): construindo recursos educacionais a partir de materiais recicláveis”, o qual demonstrou a criatividade e o potencial transformador de estratégias inovadoras no ensino da matemática. Além disso, as oficinas e o minicurso foram compilados em textos, proporcionando àqueles que não puderam participar do evento, a oportunidade de explorarem e aplicarem o conhecimento compartilhado.
Os organizadores da SMAT 2024 também expressam a sua gratidão à direção do Campus Norte - UPE, bem como ao colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do referido campus, os quais apoiaram e tornaram possível a realização deste evento.
Por fim, esperamos que este material inspire novos debates e colaborações, promovendo a contínua evolução do ensino de matemática e desejamos a todos uma excelente leitura e reflexão.
- A Comissão Organizadora da SMAT 2024.

Comissão organizadora:
Dr. Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva - UPE,
Dra. Islanita Cecília Alcantara de Albuquerque Lima - UPE,
⁠Dra. Joelma Azevedo de Moura Nascimento - UPE,
Ma. Regina Celi de Melo André - UPE,
Dra. Rosilângela Maria de Lucena Scanoni Couto - UPE,
Dra. Vânia de Moura Barbosa Duarte - UPE

Capítulos
  • BATALHA NUMÉRICA: O DUELO DAS CARTAS
  • CAÇA AOS NÚMEROS PRIMOS: UMAESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 6º ANO
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: modelagem de geometria espacial com o Sketchup
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO, DIVERSIDADE DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM O GEOGEBRA
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: MODELAGEM DE FUNÇÃO AFIM COM O GEOGEBRA
  • CONSTRUINDO JOGOS MATEMÁTICOS COM MATERIAIS DESCARTÁVEIS: TRILHA DE FRAÇÕES
  • DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO ESTADO DE PERNAMBUCO
  • DESAFIOS MATEMÁTICOS: OPERAÇÕES EM JOGO
  • DESVENDANDO O MISTÉRIO DOS QUADRADOS MÁGICOS: HISTÓRIA, RESOLUÇÃO E DESAFIOS OLÍMPICOS
  • DOMINÓ: ROMANOS VERSUS EGÍPCIOS
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO COM SUCATA (GEORODA)
  • INSECTE WHAR: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO
  • JOGO DAS OPERAÇÕES COMO PROPOSTA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS PARA ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL
  • A APLICAÇÃO DO JOGO SOBREVIVA NA EXPOSIÇÃO DE JOGOS COM SUCATA
  • LUDO DA POTENCIAÇÃO
  • UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO MANKALA COLHE TRÊS
  • O JOGO TRILHA DE FRAÇÕES E SUA APLICAÇÃO A ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UPE CAMPUS MATA NORTE
  • O USO DE RECURSOS INFORMÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
  • O USO DO JOGO AVENTURA PERCENTUAL NO ESTUDO DA PORCENTAGEM
  • RESOLVENDO EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU SEM DECORAR A FÓRMULA DE BHASKARA
  • O USO DO JOGO “LUDO MATEMÁTICO” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
  • OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • UMA VIVÊNCIA COM DOMINÓ DE FRAÇÕES EQUIVALENTES EM LIBRAS
  • RESOLUÇÕES DE QUESTÕES OLÍMPICAS: GEOMETRIA E ARITMÉTICA
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: modelagem matemática na abordagem de prismas com o geogebra
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: modelagem de medidas de tendência central com o Scratch
  • SARAMOPÉDIA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS
  • MINICURSO DE INTRODUÇÃO AO LATEX
  • A RAZÃO ÁUREA EM DIFERENTES REPRESENTAÇÕES: ADAPTAÇÕES PARA O GEOGEBRA
  • APLICAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS ECOEQUAÇÕES E LIBRAS NA EXPOSIÇÃO DE JOGOS COM MATERIAL COM SUCATA
  • UMA JORNADA GEOMÉTRICA
  • JOGOS MATEMÁTICOS COM MATERIAIS DESCARTÁVEIS: BINGO DE FRAÇÕES EM LIBRAS


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !